Naturezas.com
DESCRIÇÃO

© naturezas.com 2003 - 2016
Este é um percurso que começa em Lourido, típica aldeia de montanha, do concelho de Ponte da Barca. Tem o seu inicio junto à capela desta aldeia e desce até ao Rio de Froufe, que depois de atravessado, vai subindo a encosta, um enorme carvalhal que nesta altura nos delicia com cores múltiplas.
Seguindo o percurso utiliza-se um trilho de gado caprino que nos leva novamente a atravessar o rio Froufe, num ponto onde existem algumas piscinas naturais, que no Verão fazem as delicias de quem se quiser refrescar. A partir daqui terá que enfrentar uma forte subida até à Ermida, a necessitar de muito pulmão, pois a inclinação não é para menos.
Mas o prémio de tal esforço é largamente recompensado pelo meio envolvente à chegada à simpática aldeia. A Ermida é um núcleo populacional tipicamente serrano, onde devido ao seu isolamento a organização comunitária ainda perdura a par de um rico património etnográfico e arqueológico, que nos foi gentilmente mostrado pela pessoa responsável pela sua guarda e conservação. Entre várias peças em exposição, destaca-se a famosa pedra de Ermida, que se diz existir desde tempos imemoriais, e que após um período de ausência na terra, ali regressou para ser mostrada com orgulho.
De regresso a Lourido, utiliza-se o mesmo caminho que anteriormente deu "pano para mangas" a subir, novamente junto  do rio Froufe e serpenteando a sua margem depressa estamos no ponto de partida, ficando para mais tarde se recordar, um dia bem passado num ambiente único.